noticias680 Seja bem vindo ao nosso site Drika Arretada - A Notícia como deve ser !

Brasil

Moraes vota por pena de 17 anos a réu do 8 de janeiro que sentou na "cadeira de Xandão"

Ministro foi o primeiro a votar; demais autoridades da Corte têm até o dia 5 de agosto

Publicada em 29/06/2025 às 09:18h | Drykarretada a notícia como deve ser/Larissa Almeida/Correio  | 316 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
Ali promotora.
kelsen

Moraes vota por pena de 17 anos a réu do 8 de janeiro que sentou na
 (Foto: Desconhecido!)


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor de uma pena de 17 anos de prisão para Fábio Alexandre de Oliveira, acusado de participar do 8 de janeiro de 2023. O réu foi filmado sentado na cadeira em que Moraes ocupa da Corte, gesto interpretado como símbolo do ataque à democracia. Até o momento, o ministro foi o único a votar. No voto, Moraes propôs que 15 anos e seis meses sejam cumpridos em regime de reclusão, e um ano e seis meses, em detenção. Ele também estipulou o pagamento de 100 dias-multa, com valor diário equivalente a um terço do salário mínimo.

Fábio responde pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Ele foi identificado por vídeos publicados nas redes sociais e exibidos no programa Fantástico, da TV Globo. Nas imagens, Fábio aparece usando luvas e máscara de proteção, sentado em uma das poltronas da Corte, afirmando: “Cadeira do Xandão aqui, ó! [...] Aqui é o povo que manda nessa porra, caralho”. Em outro trecho, diz: “Cadeira do Xandão agora é do meu irmão Fábio! Nós tomou a cadeira do Xandão aí, ó”. Em sua defesa, Fábio alegou que foi convidado a gravar o vídeo como lembrança e que não sabia que seria divulgado. Disse ainda que recebeu os itens de proteção de um desconhecido e negou participação nos bloqueios rodoviários após as eleições, alegando presença em um evento do agronegócio na mesma rodovia. O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma do STF. Os demais ministros têm até 5 de agosto para registrar seus votos.

Drykarretada!




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Drika Arretada - A Notícia como deve ser
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Visitas: 1137448 Usuários Online: 7
Copyright (c) 2025 - Drika Arretada - A Notícia como deve ser - Obrigada e volte sempre!